O prémio

O Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado é uma iniciativa da Câmara Municipal de Serpa em parceria com a editora Planeta Tangerina. De periodicidade bienal, este prémio tem como objetivo desenvolver a qualidade literária e artística do álbum ilustrado e potenciar novos projetos nessa área.

Propostas

Os trabalhos submetidos a concurso devem ser originais. Serão valorizadas as propostas mais criativas e bem executadas, capazes de se dirigir tanto ao público infantojuvenil como adulto.

Júri

O júri é composto por um representante do Município de Serpa, um representante da editora Planeta Tangerina e um membro convidado de relevância no panorama da literatura para a infância.

Júri da 6.ª edição

Piotr Karski

Autor (texto e ilustrações)

Licenciado pela Faculdade de Artes Gráficas da Academia de Belas-Artes de Varsóvia, foi bolseiro duas vezes pelo Ministério da Cultura e Património Nacional. Desenha e escreve livros para crianças que são educativos, mas sem deixar de ser divertidos.

Entre os prémios e nomeações que já recebeu contam: BolognaRagazzi Award 2024 Special Mention, o Livro Mais Bonito para Crianças e Jovens 2017 da Sociedade Polaca de Editores de Livros, e o Dapeng Nature Children's Book Award 2022. Foi nomeado para o Deutscher Jugendliteraturpreis e o Wissenschaftsbuch des Jahre 2018 (Ministro Austríaco de Educação, Ciência e Investigação).

Conduziu numerosos workshops inspirados nos seus livros, na Polonia e no estrangeiro.
É grande fã de projetos fora da caixa (incluindo murais, esculturas, brinquedos de madeira), que lhe permitem experimentar coisas novas.

Foto: Dorota Proba

visitar website

Bernardo P. Carvalho

Autor (texto e ilustrações)

Nasceu em Lisboa em 1973, onde frequentou o Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e o Curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Fundou o atelier e a editora Planeta Tangerina, onde trabalha, desde 1999, na área da ilustração e do design, colaborando na criação de projetos pedagógicos e editoriais destinados aos públicos infantis.

Com o livro “Pê de Pai”, ganhou uma Menção Honrosa no Prémio Best Book Design from All Over the World da Book Art Foundation (2008).

Outros prémios e seleções incluem: Bologna Ragazzi Awards; Gustav Heinemann Peace Prize; Deutscher Jungendliteraturpreis; CJ Picture Book Festival; Prémio Nacional de Ilustração 2009 e 2020; Banco del Libro Prize e ainda uma nomeação para a Lista de Honra do IBBY.

Tem livros publicados em mais de 25 países.

Paula Estorninho

Arquiteta
Divisão de Cultura e Património da CM Serpa

Licenciou-se em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1994. De 1990 a 1993 trabalhou no Gabinete de Apoio Técnico de Beja. Desde 1994 trabalha na Câmara Municipal de Serpa, onde desempenhou funções na área de projeto, tendo desenvolvido, entre outros, o projeto de arquitetura da Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra.

Atualmente é técnica da Divisão de Cultura e Património do Município, onde acompanha e promove iniciativas nas áreas artístico-culturais, nomeadamente a de dinamização das oficinas de expressão plástica “Mãos na Massa”, que se realizam na Biblioteca de Serpa.

Gostavas de saber mais?

Segue os passos:
1. Lê as Normas de Participação.
2. Se ficaste com dúvidas, consulta as Perguntas Frequentes.
3. Trabalha e brilha.
4. Cumpre os prazos!

perguntas frequentes