O Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado é uma iniciativa da Câmara Municipal de Serpa em parceria com a editora Planeta Tangerina. De periodicidade bienal, este prémio tem como objetivo desenvolver a qualidade literária e artística do álbum ilustrado e potenciar novos projetos nessa área.
Os trabalhos submetidos a concurso devem ser originais. Serão valorizadas as propostas mais criativas e bem executadas, capazes de se dirigir tanto ao público infantojuvenil como adulto.
O júri é composto por um representante do Município de Serpa, um representante da editora Planeta Tangerina e um membro convidado de relevância no panorama da literatura para a infância.
Johanna Schaible é uma artista e ilustradora residente na Suíça. O seu trabalho move-se entre as fronteiras da ilustração, da arte e do design. É graduada pela Escola de Arte e Design de Lucerna, na Suíça. Em 2019, o seu projeto para o livro “Era uma vez (e muitas outras serão)” foi selecionado para o Unpublished Picturebook Showcase da plataforma Dpictus.
Foto: Ruben Holliger
Nasceu em Lisboa, em 1974, o ano da revolução do 25 de Abril.Quando era pequena queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra. Não foi nenhuma das três, mas gosta muito do que faz.
Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e, mais tarde, com um grupo de amigos, fundou a editora Planeta Tangerina.
Alguns dos livros que escreveu foram distinguidos por prémios ou instituições ligados ao livro para a infância: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017).
Muitos dos seus livros estão publicados noutros países (França, Brasil, Coreia, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda…).
Licenciou-se em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1994. De 1990 a 1993 trabalhou no Gabinete de Apoio Técnico de Beja. Desde 1994 trabalha na Câmara Municipal de Serpa, onde desempenhou funções na área de projeto, tendo desenvolvido, entre outros, o projeto de arquitetura da Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra.
Atualmente é técnica da Divisão de Cultura e Património do Município, onde acompanha e promove iniciativas nas áreas artístico-culturais, nomeadamente a de dinamização das oficinas de expressão plástica “Mãos na Massa”, que se realizam na Biblioteca de Serpa.